quinta-feira, março 1


                                     Porta retrato.

Isso nunca falta na minha casa,  e não pode faltar na sua também.
  A nossa casa representa quem somos, e tratando-se de seu ambiente e espaço, claro que os melhores momentos marcados devem estar decorando sua casa.
Fotos  devem fazer parte do seu lar. São  momentos relembrados para toda a vida.

Mas não significa que será qualquer imagem, ou qualquer porta retrato; também se deve ter regras nesta área.  As imagens devem harmonizar com o local em que serão expostas. Criar contrastes também pode ser uma boa alternativa. Imagine a foto inserida no ambiente e avalie a combinação.      
Faça testes simulando a colocação da imagem. Alguns retratos podem ter valor emocional forte, porém talvez deixem o ambiente muito carregado provocando cansaço visual. Neste caso, procure pessoas que possam emitir opiniões neutras.

Com a seleção em mãos, outro desafio é a escolha dos porta-retratos e molduras que mais uma vez devem fazer sentido em relação à decoração total. Padronizar os estilos pode ser uma boa idéia. Decida de antemão se o objetivo é destacar a moldura ou seu conteúdo. Alguns porta-retratos possuem bordas grossas que podem chamar mais atenção que a própria fotografia.

Fotos em preto e branco ganham destaque quando inseridas em áreas que apresentam variedade de cores, assim como as coloridas se sobressaem em áreas monocromáticas.
Não mistura molduras de Madeira grossa com molduras de ferro delicadas de cores douradas, pratas e Cia.  


Ex: Meu quarto esta decorado com Preto, vermelho e grafite. Optei por molduras negras e minhas fotos apresentam imagens com cores relevantes: contato com  a natureza, fotos centradas com cores fortes no tom: na escala dos roxos; verdes e branco. As imagens estão bem centradas, chamando a atenção para elas e não para as molduras já que fazem parte das cores da decoração. Fazendo com que os olhos vão direto nas imagens e não na moldura.

Cuidado ao misturar vários tipos de moldura,  se você optar por molduras de madeira, seja ela pintada ou natural, não se esqueça de ver esse detalhe se combinaram com o ambiente da casa.  O mesmo para as  molduras de ferro e Cia. 

                            Vejas as fotos para esclarecimento.