segunda-feira, março 5

Potes de plástico podem ser perigosos na cozinha: confira 4 dicas



...é muito prático, mas seu uso, principalmente em relação ao armazenamento de alimentos requer alguns cuidados. 
     Continuando com o ultimo tema postado, sabemos que é uma questão de costume das mulheres terem na sua geladeira os inúmeros potes de plástico.  Seja com um resto do arroz da janta, do feijão,  do macarrão, da sobremesa, em fim; mas lá esta ela!
E infelizmente, eles vão sendo deixados de lado por um dia, dois, três e assim vai. Até começar a surgir o cheirinho desagradável por muito tempo guardados; essa é a verdade! 

Nós não  temos um microscópio dentro da nossa cozinha, nem andamos com um as 24 horas do dia, para ver as bactérias que ali estão sendo geradas arriscando sua saúde.  Mas muitas vezes tivemos a oportunidade de escutar que fazer isso é prejudicial a nossa saúde.
 Estava pesquisado na internet e encontrei um artigo no site She Knows falando do risco que elas provocam.

O plástico faz parte da nossa vida, é muito prático, mas seu uso, principalmente em relação ao armazenamento de alimentos requer alguns cuidados. Em contato com eles, podem transferir à comida substâncias tóxicas, associadas ao desenvolvimento de doenças.

Leia a baixo a matéria. Por Michelle Achkar

  Confira 4 dicas:

Fique atenta à composição dos potes
Os fundos das embalagens e potes plásticos trazem indicações sobre sua fabricação e possíveis componentes usados. Geralmente há pequenos números que passam despercebidos, mas revelam se há algo a ser evitado. Se os potes trouxerem os número 3 ou 7 é porque geralmente contêm Bisfenol A ou ftalatos. O primeiro, também identificado como BPA, é substância comum usada na produção de plásticos e que já foi proibida em diversos países, incluindo o Brasil. A questão é que as empresas têm até o fim de 2012 para retirar os produtos com a substância do mercado. E, em casa, como potes costumam durar anos, vale dar uma olhada e não usá-los para guardar alimentos. Há diversos estudos que associam o BPA a problemas de saúde, principalmente no que se refere à interferência nos níveis de hormônio do corpo. Já os ftalatos são usados para deixar o plástico mais maleável e são tidos como cancerígenos. As substâncias ainda podem ser usadas pela indústria de vários países, incluindo o Brasil.

Nunca esquentar alimentos em recipientes plásticos
Mesmo que não haja na composição nenhum dos itens citados acima, não se esqueça de transferir a comida para um recipiente de vidro antes de esquentá-la no forno de micro-ondas. Isso porque todos os potes plásticos contêm substâncias químicas que, quando aquecidas, podem passar para os alimentos.

Cuidado ao lavar
Recipientes plásticos devem ser lavados a mão em água fria ou morna. Não use máquinas de lavar para limpar os itens, pois eles também não devem ser aquecidos na água, sob o risco de eliminar substâncias tóxicas, assim como acontece no micro-ondas.

Troque por potes de vidro
Após fazer uma análise e eliminar da cozinha os potes plásticos que contêm substâncias prejudiciais à saúde, pode ser uma boa ideia começar a trocar gradualmente todos os recipientes com o material por outros de vidro. As melhores opções são os de vidro com tampa do mesmo material. Os de plástico não precisam ser jogados fora, mas podem ser usados para guardar material de limpeza, pequenos consertos, material de costura ou qualquer outra coisa que não sejam alimentos.